Atualizado em 15/10/2018

Quando conhecemos o DPKG de forma mais técnica podemos resolver problemas que surgem no dia-a-dia da vida de Programador, Suporte ou Redes.

Sendo assim, apresento nesse tutorial alguns comandos que podem ajudar a resolver problemas que surgem no momento de configuração de um Servidor ou mesmo instalando programas.

Vamos lá, considerando uma situação demandante para quem trabalha em alguma empresa ou até mesmo em estudos paralelos ou no seu próprio negócio. Você precisa configurar um SERVIDOR WEB na sua empresa para rodar a o site e  ou a intranet e ou alguns serviços ou sistemas.

Então temos vários passos a realizar:

1º Passo: Conhecer o Hardware e o Sistema Operacional que estamos utilizando para configurar o serviço.

Comandos: # uname -r

2º Passo: Instalar o Serviço APACHE2, MYSQL, PHP5 ou 7, PHPMYADMIN e se possível disponibilizar um serviço de FTP com o programa PROFTPD

3º Passo: Copiar o site ou a aplicação para dentro da pasta var/www/html e criar o diretório que irá conter a aplicação ou o site.

Nesse passo geralmente alteramos a permissão dos arquivos: #chmod -R 775 *  para as pastas e #chmod 644 arquivos

4º Passo: Uma vez que o MYSQL ou MARIA DB como é conhecido atualmente esteja configurado (instalado) é possível conectar no banco de dados via prompt de comando ou podemos acessar via phpmyadmin.

# mysql -u root -p // depois digita a senha do mysql

ou Pode-se acessar o http://localhost/phpmyadmin //digitar usuario e senha do mysql, nesse ponto em alguns casos pode-se acontecer algum erro, pois o phpmyadmin por ser um programa separado do mysql, então quanto se acessar o phpmyadmin pode dar alguma mensagem de errro dizendo que roo@localhost não pode acessar. Daí deve-se tomar algumas medidas como por exemplo:

- Configurar o arquivo /etc/phpmyadmin/config-db.conf  // onde alteramos os parametros de user e banco  ou

- Criamos um usuário via linha de comando no mysql e atribuímos alguns privilégios